Todos os cães necessitam de exercício, independentemente da sua raça (mínimo 30 minutos por dia no exterior). É responsabilidade do dono assegurar que o têm e que o fazem da forma mais segura possível.
Qualquer que seja o desporto que pretenda praticar com o seu cão, como qualquer atleta (animal ou humano), é necessário haver um condicionamento físico prévio que lhes permita praticar a actividade que seleccionou com o mínimo risco de lesão possível e preparando o organismo do cão no foro cardíaco, respiratório, músculo-esquelético, metabólico, etc.
É importante esclarecer que não se deve confundir condicionamento com desporto. A título de exemplo: O desporto que escolheu é o Canicross. O condicionamento do cão pode passar por corridas de alta intensidade e curta duração, natação, jogging, corrida em liberdade, corrida com resistência, etc, e apenas ter um número reduzido de treinos de canicross por semana.
Quando se condiciona um cão, há que entender que componentes são importantes desenvolver para o objectivo final: se o objectivo do condicionamento é aumentar a força absoluta do cão e aumentar a sua massa muscular (Weight Pulling), então não se devem praticar actividades de endurance, já que estas diminuem a hipertrofia e consequentemente levam à diminuição da força absoluta. Se pelo contrário necessitamos de força-endurance (Canicross), é necessário existir um equilíbrio entre o treino de força e o treino de endurance.
Depois de saber quais os componentes chave para a sua actividade, é necessário selecionar os métodos de condicionamento que conduzem a esse resultado: a mesma actividade pode ter diferentes resultados dependendo da forma como é realizada, por exemplo, nas actividades de tração de peso, se diminuirmos a resistência e aumentarmos a velocidade de execução, a actividade passa de treino de força a treino de potência, que são duas coisas distintas.
É importante que exista um plano bem estruturado de treino para o seu cão e para si, como para qualquer atleta. O treino não deve ser igual todos os dias de treino nem todos os dias da semana. Quando se pretende fazer condicionamento de um cão, é necessário que as sessões de treino ao longo da semana variem entre baixa, média e elevada intensidade permitindo desta forma que se possam dar todas as adaptações fisiológicas decorrentes como resposta ao treino.
Dentro da mesma sessão de treino, é necessário que se inicie a mesma por um aquecimento e após este, seguir para as actividades mais exigentes a nível energético como por exemplo tração de peso (energia derivada da Creatina-Fosfato) e terminar em actividades menos exigentes como por exemplo o treino intervalado de sprints (energia derivada de Glicose) ou o treino em passadeira de baixa intensidade (energia aeróbia). Quando termina a sessão de treino é necessário haver um período de arrefecimento, para que o organismo do cão retorne aos níveis de repouso.
É igualmente importante a existência de períodos de descanso de qualidade.
Nada é mais importante que o bem-estar do animal com que escolhemos praticar desporto! Por isso, antes de fazer qualquer actividade com o seu cão, é necessário assegurar que todas as necessidades básicas do seu cão estão supridas!
Espero que o artigo seja útil e qualquer dúvida que tenham, podem entrar contacto comigo pelos comentários ou pela nossa página do Facebook ou ainda pelo Grupo Canicross & Canitrail Portugal. Terei todo o gosto em ajudar da melhor forma que conseguir.
Carolina Manguinhas PhisioDog https://www.facebook.com/phisiodog/ https://www.instagram.com/phisiodog/
Referências:
Baltzer, W. (2012). Sporting dog injuries. Veterinary Medicine, (April).Evans, D. L. (2000). Training and Fitness in Athletic Horses. Rural Industries Research and Development Corporation PublicationKimberley L. Cullen, MSc; James P. Dickey, PhD; Leah R. Bent, P. ; J. J. T. (2013). Internet-based survey of the nature and perceived causes of injury to dogs participating in agility training and competition events. Javma.Lauersen, J. B., Bertelsen, D. M., & Andersen, L. B. (2014). The effectiveness of exercise interventions to prevent sports injuries: A systematic review and meta-analysis of randomised controlled trials. British Journal of Sports Medicine.Levy, I., Hall, C., Trentacosta, N., & Percival, M. (2009). A preliminary retrospective survey of injuries occurring in dogs participating in canine agility. Veterinary and Comparative Orthopaedics and Traumatology.Pfeil, D. J. F. Von, Nelson, S., Mann, S., & Wakshlag, J. J. (2015). A survey on orthopedic injuries during a marathon sled dog raceMcGowan, C., Goff, L., & Stubbs, N., (2007) Animal Physiotherapy. Assessment, treatment and Rehabilitation of Animals. Blackwell Publishing
Comments